quinta-feira, 13 de julho de 2017

Relato do Jogo - Bingo Digestivo

O jogo foi desenvolvido com os alunos do 8° ano, do turno matutino, no Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha em São Bernardo - Maranhão. No dia 26 de Junho foi aplicado a atividade de sondagem. No dia 27 de Junho no primeiro horário foi trabalhado com os alunos revisão sobre o assunto Sistema Digestivo, através dos vídeos ( Sistema digestório humano /https://www.youtube.com/watch?v=ie3RXke9pKQ - Sistema Digestivo /https://www.youtube.com/watch?v=Kml09E3HL0Y)  No segundo horário, aplicação do jogo Bingo Digestivo, e atividade de sondagem para saber se os alunos aprenderam com o desenvolvimento da atividade em sala de aula.


JOGO - BINGO DIGESTIVO



Ø  CONTEXTUALIZAÇÃO

Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.

Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo. O Sistema Digestório divide-se em: tubo digestório e órgãos anexos. O tubo digestório divide-se em alto (boca, faringe e esôfago), médio (estômago e intestino delgado), baixo (intestino grosso). E os órgãos anexos são: as glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.


Ø  OBJETIVO

Os alunos, por meio desta atividade lúdica farão uma revisão de conceitos relacionados ao sistema digestório.


Ø  HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

- Aplicar o conteúdo aprendido em aula;
- Desenvolver a cooperação, através do trabalho em dupla.


Ø  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


1. Será dividido os alunos em dupla, e entregue a eles uma tabela (anexo I)

2. Será passado no quadro um banco de palavras (anexo II) relacionadas ao sistema digestorio. Em seguida solicitar aos alunos que escolham 10 destas palavras que deve  ser copiadas de caneta nos espassos em branco da tabela.

3. Foi elaborado um banco de frases numeradas (anexo III) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. OBS: Este banco será material de consulta apenas para o professor.

4. Será sorteado um número do banco de frases que sera lida, em voz alta.

5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso não consigam o professor devera auxilia-los em suas dificuldades.

6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto devera ser feito a lapis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas.

A primeira dupla que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será a vencedora do jogo.

Ø  AVALIAÇÃO

A avaliação foi mediante a integração e participação de todos os alunos, no desenvolver da dupla ao responder as questões, e pelo domínio do assunto.

ANEXOS


ANEXO I  TABELA


ANEXO II BANCO DE PALAVRAS


  
    1.  BILE
    12. DIGESTÃO
    2.   BOCA
    13. COLO
    3.  FARINGE
    14. ÚLCERAS
    4.  SALIVA
    15. HEPATITE
    5.   ESÔFAGO
    16. FEZES
    6. ENZIMAS
    17. SUCO GÁSTRICO
    7.  PÂNCREAS
    18. DUODENO
    8. QUILO
    19. VÔMITO
    9. PEPSINA
    20. VESICULA BILIAR 
    10.  FIGADO
    21. INTESTINO DELGADO
    11.EPIGLOTE
    22. INTESTINO GROSSO

ANEXO III  BANCO DE FRASES

01.    Não possui enzimas digestivas: ela funciona como uma espécie de detergente.
02.    A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo.
03.    situada no final da cavidade bucal, é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório.
04.    Umedece o alimento, facilitando o trabalho dos dentes.
05.    Canal que liga a faringe ao estômago.
06.    Elas não se gastam, depois de realizar uma transformação química, elas podem atuar em outras reações sem ser alteradas.
07.    É uma glândula composta, tem forma de folha, situada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço.
08.    O conjunto de substâncias resultantes da digestão forma um líquido branco.
09.    Quebra apenas as ligações entre certos tipos de aminoácidos.
10.    Produz a bile.
11.    Cartilagem que fecha automaticamente a entrada  para o sistema respiratório.
12.    É no tubo digestório que essas partículas são quebradas em partículas pequenas,capazes de entrar nas células.
13.    A parte mais longa do intestino grosso.
14.    Se não for tratada corretamente, pode piorar e até perfurar a parede do estômago.
15.    Pode causar a cirrose hepática, que é a destruição de parte do tecido do fígado.
16.    Ficam armazenadas no intestino grosso até serem eliminadas pelo ânus.
17.    Contém clorídrico, que, além de matar vários germes, facilita a digestão das proteínas.
18.    Corresponde aos 25 centímetros iniciais do intestino delgado.
19.    Expulsão forçada, pela boca, do conteúdo do estômago.
20.    Lança a bile no untestino delgado.
21.    Onde a maior parte da digestão e da absorção do alimento ocorre.
22.    Absorve água e armazena as fezes.

  • ATIVIDADE DE SONDAGEM


  • FOTOS






ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS BOLSISTAS THAYLA CRISTINA E TEREZA CRISTINA
SUPERVISOR PROFESSOR ÊNIO OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário