Conteúdo Trabalhado: Catação, peneiração, separação
magnética, destilação, flotação, filtração, ventilação, sifonação, evaporação.
Objetivos
-
Reconhecer e
diferenciar os processos de separação de misturas;
-Citar exemplos desses processos em
nosso cotidiano.
Recursos
- arroz, peneira, papel picado, papel filtro, imã, limalha de ferro, areia, mangueira, água, feijão, serragem, farinha, sal, recipientes de vidro.
Metodologia
A atividade foi realizada dia 26 de outubro de 2016, na escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha com os alunos do 9° "A", no turno vespertino. A atividade foi desenvolvida de forma expositiva e bem dinâmica,
onde cada processo de separação era reproduzido em sala e acompanhado pelos
alunos.
Usou-se arroz e alguns
caroços de feijão preto para exemplificar o método de catação; a peneira e a
farinha pra ilustrarem a peneiração, arroz e papel picado pra exemplificarem a
ventilação, o papel filtro mais a mistura de água e areia para a filtração, a
mesma mistura de água e areia para demostrar a decantação e com a mangueira, a
sifonação, mistura de água, areia e serragem para mostrarem a flotação, areia e
limalhas de ferro misturadas e o imã, pra exemplificarem a separação magnética
e um experimento prévio de sal cristalizado feito em casa pelos bolsistas e a
mistura de sal e água pra demostrar a evaporação.
Após a atividade,
entregou-se um questionário de fixação aos discentes, com as seguintes questões:
1. O que são misturas?
2. O que é catação? Cite um exemplo.
3. o que é uma filtração? Cite um exemplo:
4. O que é peneiração? Exemplifique:
5. O que é separação magnética? Dê um exemplo:
6. O que é destilação? Exemplifique:
7. Dê um exemplo onde usa-se o método da ventilação:
Atividade realizada pela dupla Vinícius de Oliveira e Soraia Garcez, supervisor Ênio Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário